Pensando em investir em marketing de conteúdo, mas não sabe por onde começar? Confira algumas das principais tendências de marketing de conteúdo 2025 e como se preparar para elas.
Boa leitura e bons negócios no ano que se inicia!
Tendências de marketing de conteúdo 2025
Como já falamos aqui, criar conteúdo relevante e de alta qualidade é fundamental para construir uma presença online forte.
Você precisa usar uma variedade de tipos de conteúdo, como postagens em blogs, vídeos, infográficos e postagens em redes sociais, para manter seu público envolvido e interessado. Dessa forma, você pode estabelecer sua empresa como um líder em seu setor, atrair mais leads e aumentar a fidelidade do cliente.
Sabendo disso, vamos dar uma olhada em algumas das principais tendências de marketing de conteúdo em 2025 e algumas maneiras de se preparar para aproveitá-las.
1. Menos quantidade, mais qualidade
Estamos testemunhando um pequeno renascimento nas abordagens de marketing de conteúdo. Especialistas em SEO e criadores de conteúdo estão mudando seu foco. Agora, ao invés de produzir uma grande quantidade de conteúdo, estão produzindo menos, porém de forma mais competitiva e impactante.
A tendência atual é priorizar algo verdadeiramente novo, seja uma perspectiva única ou dados inovadores, para destacar o conteúdo em meio à enxurrada de informações repetitivas.
Essa mudança é uma resposta à explosão de conteúdo gerado por IA no início de 2024. Ficou evidente que a competição baseada apenas em volume era insustentável, uma vez que todos têm acesso às mesmas ferramentas para criar conteúdo em massa.
Agora, o diferencial está na qualidade e, especialmente, na exclusividade.
Profissionais de marketing estão buscando dados de fontes inesperadas e os utilizando para criar novos conteúdos exclusivos.
Em 2025, a estratégia vencedora não será simplesmente produzir mais conteúdo em menos tempo. Serão as marcas que investirem em exclusividade que conquistarão a atenção e a confiança do público.
Como se preparar para essa tendência:
- Procure insights exclusivos em todos os lugares. Seus dados internos, pesquisas, entrevistas com especialistas no assunto, experimentos de produtos, etc., tudo pode servir de base para um conteúdo novo e exclusivo.
- Pergunte: “O que estamos adicionando à conversa?” para cada conteúdo em seu calendário.
- Use ferramentas de IA para extrair novas ideias de vídeos, documentos de texto longos e transcrições de entrevistas.
2. Transparência no uso de IA
E por falar em IA, as preferências dos consumidores e novas regulamentações estão impulsionando a transparência no uso de IA.
Na maioria das vezes, as pessoas não se importam se você usa IA para criar conteúdo. Mas elas realmente querem que você diga a elas quando o fizer. Nos Estados Unidos, em duas pesquisas separadas, 71% e 69% dos entrevistados disseram que o uso de IA deve ser divulgado. E uma pesquisa do AI Policy Institute mostrou que 80% dos americanos acham que passar conteúdo de IA como criado por humanos deve ser ilegal.
A pressão por transparência deve crescer, exigindo que as marcas invistam em comunicação clara e responsável. E essa questão, por sua vez, deverá ser resolvida por meio de medidas como a rotulagem de conteúdos de IA generativa.
Como se preparar para essa tendência:
- Pergunte a freelancers e colaboradores externos como eles usam IA.
- Crie um padrão de marca para o que constitui um ativo “gerado por IA”.
- Considere adicionar marcas d’água, isenções de responsabilidade e uma declaração de uso de IA em seu site.

3. Os fóruns ganham destaque em 2025
Entre as tendências de marketing de conteúdo 2025, se destaca o uso dos fóruns como arma secreta dos melhores profissionais de marketing de conteúdo.
Isso está acontecendo porque o Google deu a esses espaços de reunião digital um impulso gigantesco em 2024. Este ano, veremos mais profissionais de marketing entrando em fóruns para encontrar um pipeline de novos clientes que eles não conseguiam acessar antes.
A atualização principal de agosto do Google fez com que o conteúdo dos fóruns, especialmente o Reddit, aparecesse nas primeiras posições do SERP.
Dessa forma, os usuários do Google começaram a procurar conteúdo nos fóruns para encontrar respostas de pessoas reais.
Como se preparar para essa tendência:
- Descubra quais segmentos do seu público passam tempo em fóruns e quais painéis de discussão eles frequentam.
- Passe algum tempo em cada fórum aprendendo as regras, observando como os usuários se conectam e como outras marcas interagem.
- Considere anúncios pagos para acelerar seus resultados.
- Defina metas apropriadas, pois obter resultados em fóruns pode levar mais tempo do que, por exemplo, no Google Ads.
4. A procura pela diversidade na distribuição aumenta
O Google ainda é o principal canal para tráfego orgânico.
No entanto, seu algorítimos muda o tempo todo e, em 2025, será preciso se proteger dessa volatilidade. Assim, veremos marcas se tornarem ainda mais criativas na forma como produzem e distribuem conteúdo.
O reaproveitamento de conteúdo se tornará ainda mais importante e será essencial criar peças que possam ser distribuídas facilmente em diferentes canais.
Como se preparar para essa tendência:
- Considere adicionar ferramentas de IA que ajudem você a extrair insights de entrevistas, webinars e postagens longas de blog para transformá-los em legendas para mídias sociais e outros conteúdos curtos.
- Comece a construir uma rede de influenciadores internos e externos que possam oferecer citações de conteúdo, coisa que o Google adora, para depois compartilhá-las com seus seguidores.
- Revise sua biblioteca de conteúdo para ver se o que pode ser atualizado rapidamente e usada em outros canais.
5. Sites rápidos e responsivos farão a diferença
No ambiente digital acelerado de hoje, o carregamento rápido e contínuo do site é uma expectativa. Sites que ficam para trás podem resultar em maiores taxas de rejeição e engajamento reduzido, pois os usuários tendem a buscar alternativas mais rápidas.
Ou seja, é fundamental investir em sites com bom desempenho e que garantam uma experiência do usuário que seja gratificante, esteja ele acessando do computar, smartphone ou tablet.
Como se preparar para essa tendência:
- Contrate uma agência de criação de sites.
- Deixe todo o processo de criação do seu site com quem possui conhecimentos técnicos.
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