Já ouviu falar em landing page? Ela é uma parte fundamental do marketing digital, por serem projetadas para encorajar os usuários a tomar uma ação específica.

As landing pages têm um poder enorme para gerar conversões e, neste artigo, discutiremos a definição de uma landing page, explicaremos como uma e ofereceremos algumas práticas recomendadas para criar a sua.

O que é uma landing page?

As landing pages surgiram em 2003 e foram desenvolvidas pelo departamento de TI da Microsoft em resposta às vendas decepcionantes do software Office na época. Desde então, elas se desenvolveram em uma parte essencial das estratégias de marketing digital de muitas empresas.

Uma landing page é o destino para pessoas interessadas em aprender mais sobre seu negócio após ver sua campanha de marketing ou publicidade online.

Trata-se de uma página da web autônoma que atrai os usuários a clicar em uma chamada para ação (CTA) estratégica, como “Comece”, “Inscreva-se” ou “Compre agora”. Ou seja, elas têm uma chamada para ação clara e focada, distrações mínimas e conteúdo personalizado que corresponde à intenção e ao interesse do visitante.

As landing pages focam em um único objetivo, normalmente conversão ou geração de leads. Essa precisão as torna altamente eficazes e reduz os custos de aquisição de leads e realização de vendas.

Qual a diferença entre landing pages e homepage?

Para entender completamente o que é uma landing page, você precisa entender a diferença entre landing pages e homepage.

Pois bem, a principal distinção entre eles é que uma landing page é específica e uma homepage é multifacetada. O conteúdo de uma homepage introduz, enquanto uma landing page fornece informações adaptadas ao seu objetivo desejado.

Uma landing page tem apenas um objetivo; homepages, por outro lado, têm vários objetivos.

Assim, uma homepage normalmente contém uma variedade de links. Já landing pages normalmente fornecem apenas um link para manter os visitantes focados no CTA principal.

Landing pages fornecem apenas duas opções aos visitantes: converter ou sair da página.

landing page

Para que serve uma landing page?

No marketing digital, as landing pages são usadas para direcionar os visitantes para a conversão, fazendo com que eles cliquem em uma ação específica.

Essa ação pode ser qualquer coisa, desde incentivar os usuários a fazer uma compra na sua loja online , até assinar sua lista de e-mails ou inúmeras outras ações. Seja o que for, deve haver apenas um CTA (call-to-action) claramente definido.

Geralmente, há dois tipos principais de landing pages, são elas:

Como deve ser uma landing page?

Em termos de conteúdo, a landing page tem uma mensagem simples para transmitir. Ela promove a ação desejada e se apega a explicar os benefícios de realizar essa ação.

Por sua vez, o design da página precisa focar em dar suporte a esse objetivo e nada mais. Isso significa que o design deve ser limpo e simples, para garantir uma experiência de navegação suave e não competir pela atenção dos espectadores. Ele também deve estar sincronizado com a identidade da sua marca.

Ela deve ser composta de uma única página, de preferência não muito longa.  

Cabeçalhos, botões e imagens precisam representar a mensagem da página de forma poderosa e eficaz, ao mesmo tempo, em que garantem que todos os elementos permaneçam coesos. 

O que observar ao criar uma landing page?

Aqui estão os principais pontos a serem considerados ao criar uma landing page:

1. Defina seu objetivo

Identifique o que você quer que sua landing page alcance e seja consistente em todos os detalhes do seu site.

2. Crie hierarquia visual

Decida quais elementos são os mais importantes e faça com que eles se destaquem.

3. Gere ação com um CTA

Deixe claro para os visitantes do seu LP o que eles devem fazer. Esses exemplos de call-to-action darão a você um ponto de partida sólido.

4. Crie um design cativante

Envolva os visitantes do seu site com um design atraente que os fará querer clicar e descobrir mais. Você também deve optar por um layout estratégico.

A maioria dos visitantes não rola até o final de uma landing page. Para tornar essa ferramenta de marketing mais eficaz e criar a melhor experiência do usuário, coloque seu design e conteúdo acima da dobra.

5. Escreva uma cópia matadora

Mantenha seu texto sucinto e informativo, com cabeçalhos atraentes que darão aos seus visitantes um motivo para continuar lendo. Não tenha medo de incluir depoimentos aqui de usuários ou clientes já satisfeitos.

6. Escolha as imagens certas

Defina o tom e encante seus visitantes com visuais impactantes. Eles também podem ajudar a ilustrar o que você representa.

7. Destaque o valor

Deixe as pessoas saberem como clicar no CTA, ou outra métrica da landing page, irá beneficiá-las. O que elas ganharão com isso? Elabore e considere o impacto da sua proposta de valor.

8. Vá para a venda agressiva

Não tenha medo de ser direto. Lembre-se, você criou um LP por um motivo, então vá em frente. Seja ousado com sua proposta de venda.

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