Se você tem uma loja online, então você sabe que gerar tráfego e vendas pode ser um desafio. Embora existam muitas abordagens de marketing que você pode adotar para aumentar o tráfego do site e motivar os clientes a comprar, é preciso adotar estratégias específicas de marketing para e-commerce.
Para te ajudar, trazemos algumas estratégias de marketing para e-commerce focadas em gerar mais tráfego e vendas sem causar um rombo no seu orçamento. 

O marketing para e-commerce

O marketing para e-commerce é o processo de direcionar tráfego para sua loja online e convencer visitantes a comprar seus produtos ou serviços. As táticas geralmente envolvem uma mistura de três abordagens:

  • Geração de tráfego: atraia novos clientes para sua loja por meio de uma combinação de estratégicas pagas e não pagas, incluindo SEO, marketing de conteúdo, mídia social, anúncios pagos e marketing por e-mail.

  • Otimização de conversão: empregue estratégias para aumentar as vendas e o valor médio do pedido, incluindo personalização, design de site intuitivo e ofertas especiais.

  • Retenção e fidelidade: mantenha os clientes existentes satisfeitos com ofertas personalizadas, programas de fidelidade e recompensas para que eles continuem comprando da sua marca e indiquem novos clientes por meio do marketing boca a boca.

Estratégias de marketing para e-commerce

Confira agora algumas das principais estratégias de marketing para e-commerce:

1. Marketing de conteúdo impactante

Sejam postagens de blog, anúncios sociais, podcasts, vídeos ou descrições de produtos, o conteúdo é essencial para direcionar tráfego para sua loja online.

Para muitas empresas, um blog é um ótimo lugar para começar. Nele você pode publicar regularmente artigos, guias, análises de produtos ou outros tipos de conteúdo relacionados aos seus produtos de forma mais natural. 

O conteúdo também pode ser gerado pelo usuário (por exemplo, adicionando postagens de mídia social do cliente ao seu site) ou co-branded (por exemplo, colaborando com outra marca para melhorar a reputação, a visibilidade e os backlinks da sua marca). 

2. Priorize a otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO é o processo de melhorar a classificação da sua loja no Google e em outros mecanismos de busca para atrair mais tráfego orgânico.

O SEO para e-commerce é único, ao focar especificamente em fazer com que páginas de produtos, páginas de categorias e outras páginas orientadas a transações sejam classificadas.

Quando bem feito, o SEO é uma maneira extremamente econômica de atrair visitantes que estão interessados ​​em comprar o que você está vendendo.

Quer saber mais sobre SEO? Leia O que é SEO? Um guia para iniciantes.

3. Crie uma lista de marketing por e-mail

O e-mail tem um grande poder quando o objetivo é aumentar o tráfego ou quando você  quer capitalizar tendências sazonais (por exemplo, aumento do tráfego no período do Natal).

O primeiro passo, é claro, é construir uma base de assinantes adicionando um formulário de inscrição por e-mail  à sua loja online. Promova um boletim informativo que inclua descontos especiais, anúncios de produtos, recomendações e outros conteúdos interessantes.

Com uma boa estratégia de marketing por e-mail para comércio eletrônico, você pode reduzir carrinhos abandonados, aumentar as conversões e manter sua marca em destaque.

4. Use o remarketing

Remarketing é uma estratégia para engajar pessoas que já visitaram seu site uma vez. É relativamente barato e simples de configurar.

Por exemplo, o remarketing do Facebook requer apenas que você adicione um píxel ao seu site. Isso ajuda a preencher uma lista de contatos, que você pode então engajar com um anúncio do Facebook que chame a atenção para sua marca ou mostre um produto no qual os compradores podem ter se interessado antes.

Esse tipo de anúncio tendem a obter uma resposta muito maior do que anúncios padrão, tanto em termos de cliques quanto de vendas.

5. Expanda seu alcance com mídias sociais

A jornada do cliente de comércio eletrônico envolve cada vez mais pontos de contato de mídia social. Em uma pesquisa de 2022 com mais de 14.000 compradores globais, 65% dos entrevistados disseram que usam a mídia social para inspiração ao fazer uma compra, e 60% disseram que compram a partir de conteúdo postado por marcas na mídia social.

Por isso, invista nas suas redes sociais, compartilhando postagens e fazendo transmissões ao vivo, por exemplo. 

Criação de sites em Londrina - Estratégias eficazes de marketing para e-commerce

6. Alcance públicos novos com marketing de influência

Após começar seu negócio, os influenciadores certos podem ajudar você a aumentar a confiança do consumidor em sua marca. Esses influenciadores geralmente têm muito seguidores de nicho que valorizam suas recomendações e conteúdo. Eles podem compartilhar seu conteúdo ou produzir conteúdo original apresentando seus produtos (entre outras colaborações).

Um influenciador pode até ser um cliente existente ou de outra empresa que venda produtos e/ou serviços complementares.

7. Promova a personalização

A personalização é sem dúvida uma das estratégias de marketing para e-commerce mais eficazes porque inspira uma experiência mais integrada e satisfatória para o cliente.

Desde oferecer recomendações pessoais de produtos até enviar e-mails direcionados, há muitas abordagens de personalização de comércio eletrônico que você pode experimentar.

Para ajudar com a personalização, use dados de compras anteriores para recomendar produtos semelhantes ou complementares aos clientes.

8. Crie um programa de fidelidade

Construir a fidelidade do cliente é uma ótima maneira de aumentar as vendas.

Por meio de um programa de fidelidade, você pode recompensar os clientes por comprar repetidamente de sua marca, por exemplo, você pode oferecer pontos ou créditos que podem ser trocados por descontos, frete grátis, produtos exclusivos ou outras vantagens.

Programas de fidelidade também podem ajudar você a coletar dados valiosos sobre seus clientes, incluindo seus hábitos de compra, interesses e informações de contato. Você pode usar esses dados para segmentar sua lista de e-mail, personalizar campanhas de marketing e criar melhores recompensas de fidelidade.

9. Experimente o marketing por SMS ou WhatsApp

O marketing por SMS ou WhatsApp permite que você chegue aos consumidores em um dispositivo que eles não podem ignorar. Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo:

  • Acompanhamento da compra: depois que um usuário fecha o negócio, enviar atualizações do pedido e confirmação de envio por mensagens.

  • Divulgue promoções exclusivas: o marketing por mensagens incentiva comportamentos rápidos. Para vendas de fim de ano, ofertas de última hora e até mesmo promoções de aniversário, a estratégia é uma ótima maneira de criar urgência sem enviar spam para os usuários.

  • Lembre os clientes de ações específicas: o marketing por mensagens pode ser uma maneira envolvente de se conectar com os clientes de uma forma amigável. Avise-os que o cupom está prestes a expirar, ofereça uma oferta diária personalizada ou lembre-os de que ainda há itens no carrinho.

  • Colete feedback ou avaliações: prova social é um dispositivo incrível para construir confiança entre outros consumidores. Textos podem ser uma maneira gentil e pessoal de pedir que seus compradores avaliem suas compras ou seus serviços.

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Próximos passos 

Agora que você sabe um pouco mais sobre marketing para e-commerce, é hora de buscar uma agência de marketing para te ajudar nessa jornada.

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