A Black Friday é um evento de compras com relevância crescente em todo o mundo e você não pode ficar de fora. Por isso, para te ajudar, selecionamos algumas das principais estratégias de marketing digital para Black Friday.

Boa leitura e boas vendas!

Segundo a pesquisa da Wake, em parceria com o Opinion Box, 66% dos consumidores pretendem adquirir algum produto na Black Friday e 23% ainda não se decidiram.

Destes, 55% estão mais focados em comprar itens que supram sua necessidade e 45,9% itens de desejo, ou seja, aqueles que geralmente ficam esperando no carrinho ou nos favoritos por uma oferta atraente.

Dentre os produtos preferidos, a categoria de eletrônicos e informática ocupa a primeira posição (26,2%), seguido de eletrodomésticos e eletroportáteis (23,4%), e moda e acessórios (20,4%).

Além disso, para comprar esses itens uma tendência que ganha força é a antecipação na busca por ofertas. O brasileiro já está de olho na variação de preços desde agora (32,5%), enquanto a maioria dos entrevistados afirmou que vai começar a pesquisar por produtos com cerca de um mês de antecedência (37,8%).

Quer saber mais? Acesse a Pesquisa de Intenção de Compra na Black Friday 2024.

 5 estratégias de marketing digital para Black Friday

Pronto para começar a planejar suas campanhas de Black Friday? Aqui estão 5 estratégias de marketing digital para Black Friday para você começar a implementar agora mesmo.

1. Planeje sua estratégia de Black Friday com antecedência

Eventos sazonais de marketing não podem pegar você de surpresa! Para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing na Black Friday, comece a planejar suas campanhas com bastante antecedência.

Uma parte importante do planejamento desses eventos de compras é entender quando suas campanhas devem ser lançadas. As campanhas de fim de ano geralmente começam semanas antes das datas principais. Entender quando os consumidores estão começando a pensar sobre as próximas compras, permite que você prepare suas campanhas a tempo para esses momentos receptivos.

Outros aspectos importantes do planejamento de sua estratégia de marketing para a Black Friday é a construção de perfis de clientes para seu público ideal. Seus compradores podem abranger vários grupos demográficos, então entender quem eles são em detalhes só trará benefícios.

Os perfis de clientes descrevem tudo o que você precisa saber sobre um grupo específico de clientes. Você pode aproveitar essas informações para criar uma estratégia de marketing sazonal que se alinhe aos desejos e necessidades do seu público. Isso te ajudará a tomar decisões informadas sobre mensagens da campanha, anúncios criativos, canais de divulgação e quais táticas de segmentação usar.

E por falar em campanhas sazonais, leia nosso artigo Marketing digital: descubra como usar o SEO sazonal.

2. Aproveite os dados históricos para informar sua estratégia

Outro aspecto importante do planejamento de campanhas de Black Friday é analisar dados históricos para descobrir padrões.

Rever suas campanhas publicitárias anteriores da Black Friday pode lhe dar insights sobre tendências atuais e em quais produtos ou serviços focar sua nova campanha. Mas para resultados mais relevantes, veja os dados dos dois anos anteriores.

Outra ótima fonte de dados é referenciar tendências gerais de consumo. Elas podem te ajudar a entender quais produtos ou serviços terão melhor desempenho durante um evento sazonal específico e fornecer insights sobre como os consumidores estão comprando.

Estratégias de marketing digital para Black Friday- Agência de criação de sites em Londrina

3. Use storytelling em suas campanhas de marketing

As campanhas sazonais geralmente giram em torno de eventos significativos para os consumidores. Por exemplo, o Dia das Mães e o Dia dos Pais celebram figuras parentais. A Black Friday explora o espírito natalino e muitos consumidores a enxergam como uma oportunidade de começar suas compras de fim de ano.

Sabendo disso, é eficaz usar o poder do storytelling para estimular a emoção dos consumidores interessados ​​em seu produto. Uma maneira de despertar a emoção com suas campanhas de Black Friday é criar anúncios em vídeo que retratem os sentimentos e memórias dessa época do ano.

Não importa se sua campanha conta uma história que toca o coração ou faz alguém rir, o objetivo final é estabelecer uma conexão com seu público. Ao construir essa conexão, o consumidor tem mais probabilidade de fazer referência à sua marca quando chegarem os grandes feriados de compras.

Conheça outras estratégias de marketing digital, leia nosso artigo Estratégias eficazes de marketing para e-commerce.

4. Crie expectativa para as vendas da Black Friday

Aproveitar formatos de anúncios interativos e criativos para seu marketing na Black Friday ajudará você a capturar a atenção do seu público-alvo e a aumentar o reconhecimento da sua marca.

Anúncios interativos convidam os usuários a realizar uma ação para levá-lo para o site ou uma página de destino específica.

Anúncios de contagem regressiva também são particularmente úteis durante a Black Friday porque podem ser aproveitados para informar ou lembrar os usuários sobre suas vendas. Um anúncio de contagem regressiva ajudará a criar um senso de urgência para seu público comprar.

Tem um pequeno negócio? Confira nosso artigo O impacto do marketing digital para pequenos negócios.

5. Use o retargeting

O retargeting consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca, seja no site, seja em outros canais diversos, como ferramentas de busca, sites parceiros e redes sociais.

No cenário atual, a maioria dos usuários precisa ver seus anúncios diversas vezes antes de converter e as campanhas de retargeting são uma estratégia útil para reengajar consumidores que demonstraram interesse em um produto. Afinal, alcançar um usuário repetidamente requer menos esforço do que alcançar consumidores que não se envolveram com você.

O retargeting é particularmente útil na Black Friday. Você pode exibir um anúncio que um usuário já viu, mas dessa vez com uma etiqueta de preço. Este anúncio personalizado lembra o usuário sobre aquele produto ou serviço, lembrando da marca e estimulando a compra.

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