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Como vender mais através da internet em Londrina, PR?

A pergunta que não quer calar é “Como vender mais através da internet em Londrina, PR?

Para vender e captar mais clientes através da internet em Londrina, você precisa de um site profissional que passe credibilidade e informação ao usuário que está visitando o site e precisa levar tráfego (usuários) para o seu site, igual um comércio ou consultório numa rua escondida tem muito menos visitas que numa avenida movimentada, certo? Por isso é necessário fazer marketing / divulgação para que usuários/clientes para que  fiquem sabendo do seu estabelecimento (site), assim possam visitar e quem sabe virar seus novos clientes.

Em primeiro lugar o que precisamos é de estrutura e estratégia. Uma casa precisa de vários pilares para ser erguida, a mesma coisa funciona para que você ou sua empresa consiga vender ou conseguir clientes através da internet. Quais pilares estamos falando:

  • Ter um site profissional
    • que esteja bem estruturado para SEO (para ficar bem posicionado no Google)
    • que tenha bastante (não em excesso) call to action, ou seja, chamadas para a ação, são botões ou frases que motivam o usuário a realizar alguma ação, seja preencher um formulário, fazer uma ligação, entrar em contato através do chat ou whatsapp.
    • que tenha conteúdo (vou explicar mais adiante)
  • Marketing Digital
    • Aqui estamos falando de Google Ads
    • Facebook
    • Instagram
    • Email marketing
  • SEO (Otimização de Sites)
    • SEO Onpage (interno)
    • SEO Offpage (externo)
    • Google Meu Negócio

Ter um Site Profissional

Pense, quando você vê uma pessoa de terno e outra de camiseta e bermuda, qual passa mais credibilidade? Não estou entrando no mérito do valor das pessoas, mas sim em modos gerais. Falo por mim mesmo, quando coloco um terno, percebo que as pessoas me respeitam muito mais, por exemplo: me chamando de senhor, dando bom dia ou boa noite e algumas cordialidades a mais. Quer outro exemplo, o que você fica mais impressionado, em ver um carro Gol ou uma BMW? Quem parece ser bem-sucedido? Geralmente quem aparenta ser bem-sucedido é o dono da BMW, por mais que as vezes o Golzinho seja quitado e a BMW parcelada. Bom você entendeu o que eu quero dizer.

bmw empresa que faz sites

Então você precisa ter um site com aparência profissional que passe credibilidade para seus visitantes, isso vai passar mais confiança para eles e a chance deles entrarem em contato aumentam. Vejam, na internet não há nada isolado, tudo anda junto. Não adianta gastar rios de dinheiro em propaganda se o seu site tiver cara de 2010 ou pior ainda cara de anos 2000 (acredite, ainda existem muitos sites assim).

O site para que seja mais completo, precisa que esteja bem arquitetado (organizado) para o Google entender ele melhor, pois se o Google entende bem, ele apresenta melhor seu site nos resultados de buscas. Além disso é muito legal oferecer conteúdo para o seu cliente / usuário, pois antes dele comprar qualquer coisa de você, antes de entrar em contato, ele quer informação (o seu cliente buscou no Google por uma solução de um problema que ele tem, seguindo a linha de raciocínio o Google sempre vai oferecer para o cliente sites que resolvam o problema dele), então sempre é necessário oferecer informação, ou seja, educar o seu cliente antes de qualquer coisa. Sempre gosto de usar o exemplo de um namoro, na maioria das vezes, as pessoas se flertam antes, depois vão algum encontro, conversam, para daí quem sabe namorar. O mesmo funciona para clientes, primeiro é preciso criar um relacionamento. E como faço isso? Explicando sobre o seu produto/serviço, mostrando quais benefícios tem, como pode ajudar o seu cliente, enfim educando o cliente.

Agora que você tem um site power, profissional, tem conteúdo que informa o cliente, assim ele fica bastante tempo “navegando” no seu site, você precisa incentivar ele a tomar uma ação, seja ligar para você, seja preencher o formulário de contato, preencher o email para a newsletter do seu site, ou até mesmo ir embora porque o que você oferece não é o que ele procura. E novamente, mas Mariano como isso é possível? Bom ali em cima já dei a dica, criando alguns botões por exemplo: “Entre em Contato por WhatsApp”, “Fale Conosco”; criando formulários para captar nome, e-mail, telefone e o interesse do contato; Chat Online; ou até mesmo criar um CTA (Call To Action) para visitar mais conteúdos do seu site. Abaixo imagens com exemplos alguns de botões call to action.

Ahhhh agora sim, entendi o poder que tem ter um site bom. É igual o que dizem por aí, de nada adianta uma bela embalagem se por dentro não tiver conteúdo. Um site precisa ser belo, ter conteúdo e motivar o cliente a entrar em contato.

Show de bola Mariano, tá bom, agora tenho um site, sei de tudo isso, mas como faço para os clientes virem visitar meu site? Ahhh agora entramos no assunto de Marketing Digital.

Veja nossos trabalhos de desenvolvimento de sites profissionais.

Marketing Digital para Empresários em Londrina

Cada um tem uma percepção, mas eu costumo separar o Marketing em dois tipos, o ATIVO e o PASSIVO. Marketing ativo, é aquele que você está aonde o cliente precisa quando ele está procurando uma solução (está motivado para solucionar um problema, ou seja, fazer uma aquisição) e o Marketing Passivo, é aquele que você empresário vai atrás do cliente (o cliente não procura o serviço/produto), esse tipo de marketing costuma a ter uma curva de conversão mais longa.

Em Marketing Ativo, temos o Google Ads (a partir do dia 24 de Julho de 2018 é Google Ads, antes era Google Adwords), o usuário quando quer resolver um problema, ele toma uma ação, geralmente vai no Google e procura por quem resolve o problema dele, alguns exemplos:

“advogado trabalhista em londrina”
“médica hematologista em londrina”
“chaveiro 24 horas em londrina”
“chácara para eventos em londrina e região”
e etc etc etc….

E a melhor coisa é você estar bem posicionado quando esse cliente estiver procurando a solução, é igual você estar morrendo de sede e de repente você encontrar um freezer cheio de água ou refrigerante, qual estiver ali provavelmente você vai consumir (risos)…Espero que tenha entendido como funciona. 

homem bebendo agua

Temos também o Facebook, que é excelente para você promover um produto, por exemplo, para corretores de imóveis ou imobiliárias divulgar lançamentos de empreendimentos, pois são novidades e ninguém vai buscar no Google se não souber que existem. A única coisa que temos que ter ciência é que a conversão (tempo para fechar um negócio ou gerar um leads geralmente é maior), pois você vai despertar o interesse do cliente num momento que muitas vezes ele está se divertindo vendo sua timeline do Facebook. É bacana criar funis de vendas com o Facebook, 1) você promove um produto/serviço, 2) desperta o interesse e para saber de mais informações 3) você capta o contato do cliente, 4) faz uma campanha de e-mails com informações para o cliente, 5) no meio dessa campanha você tenta converter o cliente (vender o produto), esse é um exemplo básico de campanha de funil de vendas, existem mais meios.

O Instagram é uma ferramenta semelhante ao Facebook, porém na minha visão (Mariano da SóSiteBom), é mais visual, você consegue ter mais apelo, até porque no Instagram você tem duas maneiras de chamar a atenção do cliente, 1° no feed da timeline (quando você rola a tela para cima) mesmo e 2° no Stories, que fica durante um período e depois desaparece. O Instagram é sedento por novidade, então ele prioriza quem produz conteúdo frequentemente e assim sempre te  coloca na frente dos outros. Diferente do Google que geralmente são somente textos, no Facebook e Instagram, são imagens e vídeos, então você tem meios para explicar / se apresentar melhor. Além disso tem ferramentas que ajudam a você crescer o seu perfil ou da sua empresa, focando em pessoas da sua região ou interesse, e tem um ótimo custo benefício. Temos cases sensacionais a respeito.

stories instagram londrina

Email marketing, lembra ali em cima, quando falei de ter um site profissional e com conteúdo para captar e-mails. Então esses e-mails você (desde que seja com consentimento do cliente) pode enviar e-mail informativos para os mesmos e até promoções. Se você for parar para pensar, você tem o custo de aquisição, mas depois de ter o email, o custo para você enviar o email para ele, é somente o custo de você redigir o email. Então é uma excelente ferramenta de divulgação, e outra, geralmente todo mundo abre seus e-mails, então uma hora ou outra seu cliente vai ver seu email (caso seja de seu interesse), uma média de abertura padrão do mercado é de 20 a 25%, ou seja, de 100 emails que você enviar numa campanha de email, 20 a 25 leads/consumidores vão abrir, além disso são pessoas que já conhecem você e seu produto, ou seja, são leads quentes em potencial de virar clientes mesmo.

Na imagem abaixo, você consegue visualizar melhor, a diferença entre o Google Ads e o Google Orgânico (aonde trabalhamos o SEO para sua empresa ficar bem posicionada).

Agora vamos falar de …….

Otimização de Sites para Mecanismos de Busca em Londrina, PR, mais conhecido como SEO

Como o SEO em Londrina pode te ajudar? Bom no marketing digital acima, falei sobre o Google Ads para aparecer nos resultados de busca do Google, porém o Google Ads é pago, imagine que beleza se você não precisasse ficar pagando toda hora o Google para aparecer nas primeiras posições. Então o SEO serve para isso, serve para otimizar o seu site para que ele seja melhor ranqueado no Google Orgânico (sempre falamos Google ao invés de mecanismos de busca, porque o Google é quase um monopólio, tem mais de 90% de participação de mercado, então segundo a regra de pareto (80/20), vamos focar todos os nossos esforços em algo que nos dê retorno).

Vamos lá, e o que precisamos otimizar para estar bem posicionados no Google? Bom, segundo o Google são mais de 200 fatores que são medidos para ranquear um site. O que Mariano, são mais de 200 fatores? E agora? Calma, tem os principais que você deve se preocupar.

Falando de SEO Onpage, ou seja, SEO dentro do seu site, temos que nos dedicar a criar títulos, descrição das páginas e blogs com as palavras chaves que são os problemas dos clientes e que incentivem eles a entrar no seu site. Além disso as imagens do site devem estar bem compactadas para não dificultar o carregamento do site (você precisa de um site que carregue rápido). Falando de imagens elas devem estar bem identificadas no atributo ALT, pois o Google lê texto e não imagem, então o atributo ALT serve para você descrever a sua imagem para o Google, para que ele possa entender e indexar melhor. Outro fator importante é ter o Certificado SSL, que garante para o Google que seu site seja um site SEGURO. Esses são alguns fatores, tem muito mais. Veja abaixo o título e descrição da SóSiteBom, nós buscamos nos destacar e motivar o cliente a entrar em contato pelo whatsapp, ao mesmo tempo no final falamos tudo que nós fazemos.

título, descrição, sositebom, seo onpage

Fatores SEO Offpage (externos do seu site), temos o principal que é backlinks, ou seja, algum site escreve um texto e no meio do texto indica você, por exemplo: Segundo Fulano da empresa X, esse produto é 50% melhor que o Outro, nisso ele colocar um hiper link, se o usuário passar o mouse em cima e clicar, será redirecionado para o seu site, isso é um backlink, que é um link que volta para o seu site. O Google entende, que o site que está linkando para você está compartilhando autoridade, e como funciona essa questão de autoridade? Assim como na vida real, se o Zé da esquina ou uma pessoa qualquer indicar você tem um certo peso, mas em geral não vai ter tanta influência, agora vamos supor que o Barack Obama indicasse você, seria uma indicação valiosíssima, correto? Se a Xuxa tem indicasse ou a Ivete Sangalo (é por isso que as empresas usam pessoas famosas para fazer suas propagandas, associam a marca da empresa a pessoas famosas, isso aumenta a autoridade do produto).

Além dos backlinks, temos também as citações (citations), o Google consegue identificar se o seu conteúdo é bastante curtido e compartilhado nas redes sociais, o que significa isso para o Google? Ele mede o quanto as pessoas gostam do seu conteúdo, se tem bastante interesse, o Google te ranqueia melhor, pois como sempre digo, o Google quer oferecer a melhor experiência para o seu usuário, SEMPRE.

Mais um item que é bastante esquecido pela maioria dos empresários é o Google Meu Negócio, você tem basicamente 3 formas de aparecer no Google, uma é no Google Ads (meio de propaganda no Google, é a principal fonte de renda do Google), depois é no Google Meu Negócio (que é a listagem de negócio locais do Google) e depois é no Google Orgânico (que é aonde utilizamos bastante o SEO). Dependendo o quanto seu nicho for concorrido ou não, você pode colocar seu negócio no topo e conseguir bastante ligações/clientes de maneira gratuita. Dentro do Google Meu Negócio, é possível colocar fotos da sua empresa, post de novidades, os usuários podem classificar você, o que é muito útil. Quando você está procurando um hotel ou restaurante, sempre gostamos de ver as classificações e avaliações, dependendo com base nelas, até evitamos determinados lugares ou nos motivamos a conhecer. Por tudo isso você TEM QUE ESTAR no Google Meu Negócio (risos).

Bom acho que deu pra ter uma ideia, de como você pode conseguir mais clientes através da internet, né? Lembre-se, tudo anda junto, atividades isoladas podem dar resultado, mas serão muito poucos, o ideal é fazer algo completo, ninguém gosta de nada meia boca, certo? Então porque se apresentar sendo meia boca, se você ou sua empresa por ser profissional, alinhado, atraente, eficaz? Vamos nessa!

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